quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rendas para a primavera/verão 2012

A renda é um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamentos de fios de linho, seda, algodão ou até mesmo de ouro.
Na sua maioria, as rendas compõem-se de dois elementos:

  •     O desenho ou motivo;
  •     O fundo, que mantém o desenho unido.

São dois os principais tipos de renda: a renda de bilros e a renda de agulha. Entre outros tipos, incluem-se o crochê (executado com uma agulha) e o frivolité, preparado com naveta, uma espécie de lançadeira, que forma nós com as linhas. [Fonte: Wikipedia]



Acredita-se que a renda de agulha originou-se na Itália e a renda de bilros de Flanders (região belga). Quando surgiu, o uso das rendas restringia-se aos mantos do clero e realeza sob forma de passamanaria (uma espécie de bordado) dourada ou prateada. Nos séculos XVI e XVIII a renda já era encontrada em adornos de cabeça, bebados, aventais e enfeites de vestidos. No início do século XIX era super empregada em vestidos, vestidos de chá, véus, luvas, casacos, lenços, xales, sombrinhas e etc. No período entre o final do século XIX e início do século XX a popularidade da renda caiu e deses então passou a ser pouco usada e ficou associada à peças de lingeries.


Maaaaaas a moda é muito criativa, ousada e nos traz inúmeras opções de usar peças diferentes fazendo com que o look fique super fino, moderno e elegante!
Então a renda está com tudo desde o ano passado e é um luxo no visual quando usada adequadamente sem que fique um visual vulgar de lingerie.

As rendas continuam em alta nessa primavera verão 2012, mas elas aparecem em versões de crochê, também mais claras ou até coloridas, diferente das rendas usadas no inverno.
 
Que tal misturar renda com tecido floral para compor um look de primavera?
Quando usar uma peça toda em renda durante o dia, como vestidos, optar por rendas mais claras:



Para fugir do visual clean ou "noivinha", quando usar vestido de renda branca investir em acessórios ou modelos com corte diferente:

Rendas em vestidos longos:

Rendas coloridas também prometem nesse verão:




Optar pelo vestido todo em renda escura ou com ar mais sério em ocasiões à noite:



E também pode-se usar apenas um "ponto", ou seja, uma peça de renda no look todo ... Como se ela fosse um acessório ou um detalhe:







Serviu de inspiração? Então agora renda-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário